Realizar a manutenção da frota é manter o controle sobre as suas necessidades identificando problemas e procurando suas soluções de forma rápida e precisa. Empresas que trabalham com frotas devem prezar pela manutenção de seus equipamentos, garantindo a eficiência de sua gestão sem a incidência de prejuízos ou problemas que possam atingir aos profissionais de frota.

Formas de manutenção da frota

Existem três tipos de manutenção de frota que são: a manutenção preventiva, a manutenção corretiva e a manutenção preditiva. Todas possuem igual significância em suas aplicações, embora sejam aplicadas em circunstâncias distintas.

– Manutenção Preventiva: a manutenção preventiva consiste na inspeção da frota a partir de um check list, onde são verificadas as condições de todos os equipamentos e aparelhagens da frota. Compreende nessa conferência a condição dos pneus e se há necessidade de troca, avaliação dos amortecedores e dos freios do carro, se há a necessidade de realizar troca de óleo, dentre outras observações analisadas no veículo para identificação das manutenções necessárias.

– Manutenção Corretiva: quando identificado um problema na frota é necessária a realização de uma manutenção corretiva. Esse tipo de manutenção gera custos altos para a empresa, pois quando é identificado um problema no veículo, outros danos também são encontrados. Os custos desse processo ficam em torno dos valores do conserto e da compra de peças para substituir as danificadas.

– Manutenção Preditiva: esse tipo de manutenção é realizado com equipamentos tecnológicos capazes de identificar o problema dos veículos de forma antecipada, possibilitando uma programação para reparar os danos e substituir as peças antes que o problema aconteça e seja irreversível.

A gestão de frota é muito importante, pois além de manter o equipamento e os veículos da frota preservados e em boas condições para o trabalho, previne a vida dos profissionais condutores e dos passageiros que os acompanham.

Como evitar erros na gestão da frota?

Para o veículo de frota em condições adequadas para o trabalho e para manter os seus profissionais em funções seguras durante a condução das frotas, é necessária uma organização nos processos de gestão, com a programação de manutenções periódicas e preventivas dos equipamentos utilizados.

Com o intuito de manter de proporcionar condições adequadas de trabalho a seus profissionais, a empresa deve preparar as suas equipes para que esses profissionais saibam lidar com os veículos tanto nas questões do seu trabalho diário, quanto nas dificuldades mecânicas. Para isso, as empresas que trabalham com frotas devem oferecer capacitação aos seus profissionais para o desempenho de uma função preventiva e segura.

Uma empresa responsável apresenta em sua rotina, a programação de manutenção periódica de seus veículos para que a frota esteja sempre disponível e em condições de trabalho. O check list deve ser realizado com frequência para a identificação das condições de segurança dos veículos e as inspeções físicas dos veículos para o seu uso em estradas ou nas vias públicas comuns. Uma boa gestão de frota resulta em serviços de qualidade e na preservação da vida de profissionais e passageiros no trânsito.

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar.

Join This Conversation