O aluguel de carros é uma ótima alternativa para empresas que buscam reduzir os custos com logística, operação e manutenção de veículos. Neste artigo, você irá conhecer as características dos três principais tipos de locação: diária, mensal e terceirização de frota. Assim, poderá escolher qual está mais adequado às demandas de sua empresa. Confira!

Locação diária

A empresa aluga um ou vários veículos pagando uma taxa diária de locação. Por isso, é mais indicada para negócios que utilizam carros raramente e em pequenas quantidades para viagens pontuais.

Se a empresa precisa de um veículo apenas para o uso de poucos dias, como uma viagem curta ou para servir a um evento que possui data para começar e para terminar, este é o tipo mais indicado de locação, uma vez que acabada a locação, os custos com o serviço cessam.

A locação diária é a mais cara no quesito “custo por dia”, visto que é justamente para demandas pontuais. Se a empresa precisa do veículo continuamente por períodos maiores, deve realizar um contrato mensal.

Locação mensal

O funcionamento deste tipo de aluguel é igual ao diário, com a diferença que o período mínimo de contrato é o de um mês. O “custo por dia” desta locação é menor do que na diária, visto que aqui há um comprometimento de fidelidade no contrato de maior duração, permitindo preços menores na locadora.

É indicado para empresas que utilizam veículos por um período maior, mas que também possuem uma data certa para encerrar a operação dos carros, das motos ou dos caminhões. Alguns exemplos podem ser empresas que atuam por temporada, por safra ou apenas durante a realização de obras, como é o caso das construtoras e outras prestadoras de serviço.

Se a empresa pretende realizar um uso regular e contínuo dos veículos, o ideal é que ela assine um contrato de terceirização de frota para reduzir seus custos ao máximo possível, como explicaremos no próximo item.

Terceirização de frota

Empresas que utilizam os veículos diariamente e sem encerramento de atividades devem contratar a terceirização de frota. Esta modalidade é mais vantajosa e econômica do que os contratos mensais, além de também representar economia quando comparada aos custos de aquisição e manutenção de frota própria.

Com esta modalidade de serviço, além de ter uma frota de veículos sempre novos à disposição para uso constante e regular da empresa, o empreendimento contratante não terá quaisquer problemas com gestão, aquisição e manutenção de frota, bastando o pagamento do serviço de terceirização. Ou seja, não é necessário comprar os próprios carros ou contratar profissionais para administrá-los.

Entre as vantagens da terceirização de frotas, estão:

– Eliminação da necessidade de investimentos altos no curto prazo e a depreciação;

– A empresa não precisará se preocupar com emplacamento e documentação;

– Adequação dos custos ao fluxo de utilização da frota;

– Integral abatimento do imposto de renda;

– A empresa não é a responsável pelo pagamento do IPVA, seguro e licenciamento;

– Possui constante adequação e renovação da frota.

Conheça e contrate nossas soluções de gestão de frota para seu negócio!

Join This Conversation