Os veículos são a extensão de casa, levam pessoas e famílias inteiras aos locais de destino. Hoje, o Brasil possui mais de 65 milhões de carros em circulação. Esta quantidade está dividida em mais de 30 categorias, como caminhonetes, SUVs e carros de passeio. Com a grande quantidade disponível fica mais difícil escolher os tipos de carro ideais para rodar na cidade, considerando que cada modelo possui suas características particulares.

Lista de carros mais econômicos para rodar na cidade

Em meio a tantas opiniões diferentes entre os usuários é importante basear-se em informações confiáveis. O CONPET é um órgão governamental que tem o objetivo de fomentar a queda das emissões de poluentes. Todos os anos a entidade divulga a lista de carros mais econômicos.

Na última pesquisa, 40 modelos receberam a classificação A, considerados os mais econômicos. A maioria são veículos subcompactos e compactos, que relacionam bom peso e potência de motor e fazem entre 14 e 15 quilômetro por litro de gasolina na cidade.

De acordo com o Ranking Quatro Rodas de consumo urbano de subcompactos, os modelos VW Up! TSI e MPI 1.0 MT, conquistaram respectivamente o primeiro e segundo lugar na posição de mais econômicos, gastando 15.10 e 15 km/l de gasolina. Em seguida aparece o Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly GSR, com 14.85 km/l; Renault Kwid 1.0 MT, com 14.70 km/l; e Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly MT, com 14.28 km/l.

Vale lembrar que este dado de economia depende muito de cada motorista. Pessoas diferentes irão manter sempre números diferentes de gastos no mesmo modelos, seja pela forma de guiar, pelas particularidades das rodovias e avenidas ou pelo estado de conservação do carro. Junto com outras informações é possível chegar aos tipos de carro ideais para rodar na cidade.

Como escolher um carro

Além de entender quais os carros mais econômicos para rodar na cidade é necessário relacionar esta lista a necessidade diária de uso. Desta forma é preciso responder algumas questões importantes.

Você costuma trafegar por regiões com grande volume de trânsito ou com engarrafamentos constantes? Se isto ocorrer considere optar por um veículo com câmbio automático ou automatizado.

Qual tamanho da sua família? Se você é solteiro e não precisa levar muita gente, qualquer carro lhe serve. Se você está em um relacionamento e precisa levar mais pessoas ou até filhos para a escola precisa de uma veículo maior e com bom porta-malas, como Sandero, Focus, Fiesta Sedan ou Prisma.

Qual o estado das vias que o carro vai circular? Se for fazer percursos em piso ruim prefira um crossover, como Renegade ou EcoSport ou SUVs como Mitsubishi Pajero, Chevrolet Trailblazer ou picape. Se for regiões asfaltadas você pode escolher um veículo mais simples.

O que se espera do motor? Caso precise percorrer vias íngremes, com morros, é importante um motor mais potente. Poucos modelos conseguem a junção de potência e economia. Mas existem algumas opções que valem a pena conferir, como Volkswagen Up TSI 1.0, Volkswagen Golf 1.4 e Audi A3 1.8.

Join This Conversation