Uma dúvida muito comum entre os responsáveis por uma empresa é se vale mais a pena contar com uma frota própria ou terceirizar essa operação. Questionamento mais do que normal, considerando que se trata de opções que oferecem vantagens e desvantagens. Quando se busca garantir a eficiência da empresa, bem como a sua redução de custos e produtividade, tudo precisa ser considerado, inclusive tais alternativas.

Cientes da importância disso, preparamos este artigo com as principais vantagens e desvantagens de ambas as soluções, para que assim opte por aquela que mais atende aos interesses de sua marca. Acompanhe!

Terceirização da frota

Vantagens

A principal vantagem da terceirização da frota para as empresas é a redução de custos. Em geral, são 30% economizados com despesas de uma frota, que podem ser investidos em áreas estratégicas do seu negócio.

Além dessa vantagem, as corporações contam com especialistas em gestão de frotas, que cuidam de toda a burocracia relacionada aos carros: licenciamento, emplacamento, personalização e manutenção, permitindo que o foco seja no seu negócio.

Desvantagens

A maior desvantagem de terceirizar a frota é que essa atitude faz com que o poder de gestão da empresa (contratante) seja bem menor, uma vez que ela está descentralizando esse serviço, deixando a sua execução por conta de outra organização.

Todavia, é uma atitude que pode, sem dúvida, beneficiar a empresa contratante, visto que ela fica dispensada de gerir a frota de veículos e, claro, custear tudo relacionado a esse serviço.

Frota própria

Vantagens

De acordo com os especialistas, uma das principais vantagens de uma empresa contar com uma frota própria é que ela poderá geri-la com maior independência. Isso significa que cuidará de perto de cada veículo, avaliando o seu estado físico e funcional, sem que precise, portanto, solicitar a terceiros para que o problema seja resolvido, se algum for identificado, embora essa solicitação possa trazer uma agilidade na resolução desses problemas.

Além disso, como terá uma frota própria, poderá comprar cada veículo, bem como contratar motoristas para conduzi-lo. Isso é uma excelente vantagem para o empresário que gosta de controlar de perto os veículos da empresa.

Desvantagens

Por outro lado, contar com uma frota própria pode ser bastante oneroso para a empresa, considerando não só os custos dos automóveis, mas também os valores relacionados às atividades de gestão, como recursos humanos e materiais.

Além disso, outros custos podem surgir, como seguro, impostos (IPVA, por exemplo), taxa de licenças, manutenção dos veículos e treinamento de motoristas. Portanto, se pensado direitinho, é uma responsabilidade grande e com alto custo.

Agora, que você conhece melhor as vantagens e a desvantagens de cada opção, certamente ficou bem mais fácil considerar o que realmente a sua empresa necessita. Mas, caso ainda precise de ajuda para tomar essa decisão, entre em contato conosco. Queremos fazer parte dessa importante decisão que pode fazer a sua empresa se desenvolver muito mais.

Join This Conversation